Gestão da acessibilidade e follow-up

A acessibilidade é um caminho...

A acessibilidade exige um compromisso top-down, e doradouro numa organização.

Gestão da acessibilidade

Tem instalações acessíveis? Sim. Obrigado, está no caminho certo! 

Mas ter instalações acessíveis, não basta para ser considerada uma organização acessível.

O Programa de Gestão da Acessibilidade da moov.t, usa um sistema de gestão da acessibilidade, para ajudar as organizações a elaborar uma Política de acessibilidade, a entender, avaliar e atender às necessidades de clientes e funcionários com deficiência com necessidades de acessibilidade.

O sistema de gestão da acessibilidade

Tem 9 áreas de competência

Compromisso

Trata-se do compromisso visível, top-down, transversal e de melhoria contínua na jornada da acessibilidade e inclusão. Este compromisso será reflectido nas políticas, procedimentos e na prática. ,

Ambiente arquitectónico

Trata-se do compromisso de fornecer ambientes construídos que sejam fisicamente acessíveis. Espera-se que as organizações considerem a acessibilidade, nas actuais e futuras instalações. Nos arrendamentos ou renovações das suas instalações.

Recrutamento e selecção

Esta competência consiste em ter práticas justas e equitativas de recrutamento e seleção que incluam todos, incluindo pessoas com necessidades de acessibilidade. Ajuda-mos a faça isso da maneira correta, para que possa incentivar os candidatos com necessidades de acessibilidade a se candidatarem a empregos na sua organização e a apoiá-los por meio do processo de recrutamento.

Apoio ao empregador / ajustes no local de trabalho

O apoio do empregador é uma categoria muito ampla. Inclui processos de ajustes no local de trabalho, ajustes razoáveis, processos de apoio à saúde mental dos trabalhadores, processos de apoio aos trabalhadores para retornar ao trabalho após lesões, doença ou outra incapacidade, processos de apoio aos trabalhadores idosos e considerações de saúde e segurança.

Comunicação e marketing

Esta competência ajuda a garantir que suas comunicações internas e externas e marketing sejam acessíveis a todos os funcionários, clientes e outras partes interessadas.

Produtos e serviços

Em Portugal a prevalência total da deficiência (medida através de limitações à actividade) situa-se nos 18%. Se a sua organização não considera acessibilidade e a inclusão nos produtos e serviços, que entrega aos clientes, pode estar a perder uma grande fatia do mercado. Um exemplo disso é o Inquérito Click Away Pound Survey 2016, que descobriu que os websites inacessíveis custam ao retalho e e-commerce do Reino Unido 11,75 biliões de libras em 2015.

Tecnologia de Comunicação de Informação

Esta competência consiste em garantir que as TIC da sua organização, incluindo hardware, software e ambientes on-line, sejam acessíveis para pessoas com necessidades de acesso sempre que possível. Onde não é possível estar totalmente acessível, soluções alternativas podem ser fornecidas.

Desenvolvimento de Carreira

Esta competência é sobre o apoio aos funcionários com necessidades de acessibilidade em seu desenvolvimento de carreira, para que eles tenham oportunidades iguais de progredir em suas carreiras como seus pares sem deficiência.

Fornecedores e parceiros

Essa competência é realmente dupla. Primeiro, ajuda a garantir que os produtos e serviços que a sua organização adquire dos seus fornecedores não criarão inadvertidamente problemas de acessibilidade. Em segundo lugar, trata-se de incentivar os fornecedores e parceiros a refletir sobre o seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão.

Serviço de

Follow-up

O compromisso com a acessibilidade é um processo doradouro, no tempo, e que para ser coerente, deve ser acompanhado por profissionais qualificados. A moov.t tem um serviço de follow-up.   

Verificar, remediar, alcançar, manter, e comunicar o compromisso com a acessibilidade são muitos desafios. O serviço de follow-up ajuda a sua organização a faze-lo profissionalmente. Damos suporte diário às organizações, para que, mantenham o compromisso com a acessibilidade ao longo do tempo! 

Se não tem instalações, produtos e serviços acessíveis, contacte-nos e usufrua da consultadoria que transforma empresas, produtos e serviços, em acessíveis.

Como consultores acompanhamos as organizações no caminho para a acessibilidade!