Certificações de acessibilidade para o ser negócio

Certifique a sua empresa em acessibilidade Arquitectónica, web e digital

18% de pessoas com dificuldades funcionais, em Portugal, precisam saber que a sua empresa, é “amiga da pessoa com deficiência” e socialmente responsável

Certificação de acessibilidade arquitectónica

Uma Certificação em acessibilidade arquitectónica em Portugal resume o nível de conformidade, numa determinada data, com o decreto-lei 163, de Agosto de 2006. Este define directrizes obrigatórias de acessibilidade arquitectónica para: espaços públicos, equipamentos colectivos e edifícios públicos, e edifícios habitacionais.

 Na moov.t fazemos analises técnicas de acessibilidade arquitectónica e certificamos a conformidade com esta norma.

Também avaliamos e certificamos tendo como referência outras normas de acessibilidade arquitectónica, sempre com o propósito de acompanhar as melhores práticas internacionais e alcançar um nível mais elevado de acessibilidade e usabilidade para os utilizadores.  

Para que serve

Uma certificação de acessibilidade arquitectónica

Diferenciação positiva

Objetivo é criar uma diferenciação positiva e de atestar a vantagem comparativa dos titulares dos dísticos, informando os utentes do reconhecimento, por parte da moov.t, dos locais ou lugares, em matéria de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Responsabilidade social

É também uma forma de responsabilização coletiva e de adesão dos utilizadores de locais de utilização pública. Este certificado é mais que um reconhecimento. É uma confirmação da orientação universal da entidade que o recebe, é uma demonstração da vontade de abraçar o socialmente responsável e de manter uma atitude construtiva relativamente às pessoas com deficiência.

Rede de locais acessíveis

A moov.t prevê ainda a criação de uma rede de locais acessíveis, disponível online, permitindo a consulta de todos os locais já distinguidos pela moov.t e ajudando pessoas com mobilidade reduzida a planear as suas deslocações, com autonomia e liberdade.

Garante o cumprimento das normas legais aplicáveis à acessibilidade dos edifícios e do espaço públicos

O Certificação da moov.t não constitui requisito nem substitui quaisquer documentos provenientes de entidades públicas de fiscalização destinados a comprovar a regularização da edificação. Mas garante o cumprimento das normas legais aplicáveis à acessibilidade dos edifícios. 

Quais as 

Vantagens de uma certificação de acessibilidade arquitectónica

Informação

Para fornecer informação sobre a possibilidade de acesso a pessoas com mobilidade reduzida aos espaços certificados.

Responsabilidade social

Para responsabilizar coletivamente e provocar a adesão da opinião pública.

Aumento da rendibilidade

Para contribuir de forma direta e indireta para o aumento da rentabilidade de um negócio e a visibilidade de um país e de uma sociedade que pretende ser inclusiva.

Quer obter uma certificação?

Entre em contacto

Certificação da acessibilidade web, digital e documental

Uma certificação em acessibilidade web, digital e documental resume o nível de conformidade com as directrizes:

As Web Content Accessibility Guidelines WCAG 2.0, e as WCAG 2.1 e com a Secção 580 para a pagina web e conteúdos numa determinada data.
As WCAG 2.0 e 2.1 são directrizes de acessibilidade para a web, reconhecidas internacionalmente e elaboradas pelo Consórcio Internacional W3C.
As WCAG 2.0 são conhecidas internacionalmente como o Padrão ISO 40500 e adoptadas pela Norma da União Europeia EN 301549.

A moov.t executa análises técnicas de acessibilidade web e digital e documental com o propósito de alcançar a conformidade com estas normas.

As normas respeitam 

4 princípios

Perceptível

Todas as pessoas podem ver ou ouvir o conteúdo.

Operável

Todas as pessoas possam usar o computador/site por teclado ou por voz.

Compreensível

Possam entender o conteúdo de uma forma simples e clara.

Robusta

Permita que utilizem diferentes tecnológias assistivas.

Compromisso com a acessibilidade web e digital

Os selos que certificam o cumprimento das normas de acessibilidade digital

Porque devo fazer

Uma certificação de acessibilidade web

Acesso a novos mercados

Alcança um mercado em crescimento, de clientes e utilizadores, com deficiência e dificuldades funcionais;

Responde ás necessidades dos idosos

Um grupo demográfico em acelerado crescimento;

Maior retensão do cliente no seu site

Maior usabilidade e conforto na utilização gera maior conversão e tempo de utilização.

Reduz o erro, reclamações e problemas legais

Maior usabilidade e conforto na utilização gera menos erros, reclamações e eventuais problemas legais.

Responsabilidade e compromisso com a acessibilidade

Reflecte a responsabilidade social das organizações e o compromisso com a acessibilidade.

Prepara a empresa para o futuro

Introduz na empresa inovação tecnológica e criativa, preparando a empresa para o futuro

Quer obter uma certificação?

Entre em contacto

Certificação da gestão de acessibilidade universal

A certificação em gestão da acessibilidade universal, segundo a norma UNE 170001-2, tem como objectivo: tornar publico, o compromisso com a acessibilidade. Esta certificação efectuada por uma entidade independente, é transparente e gera confiança nos clientes e na sociedade. A Gestão da acessibilidade é transversal em todas as áreas da organização. Todo sistema de gestão deve partir de um princípio fundamental: a liderança da gestão em todo o processo de certificação.  

Impulsionada por esta liderança, o fato de que as organizações definir os objectivos referentes à acessibilidade é um exemplo claro de compromisso a todos os níveis: manutenção e melhoria dos edifícios e ambientes, formação e motivação de seus funcionários, a colaboração em projectos conjuntos, inclusão de critérios de acessibilidade nos seus planos de evacuação e compras, fornecendo uma informação completa, precisa e actualizada sobre acessibilidade, etc ….

Com base nesta “padrão normativo” a moov.t colaborar na concepção e a implementação da norma UNE 170001-2 em todos os tipos de organizações. 

Para cada organização é essencial fazer um “fato à medida”, considerando as características de cada entidade: as suas diferentes necessidades e as de seus clientes e utilizadores, o seu tamanho e estrutura, processos da “cadeia de acessibilidade” …mais, deve ser em mente que o conceito de Acessibilidade Universal está intrinsecamente ligado a outros conceitos (Qualidade, Conforto, Segurança) com os quais deve ser integrado e complementado.

Quer obter uma certificação?

Entre em contacto